milhos
aos pombos
UM CÓDIGO DE CONDUTA PARA ESCREVER UM POST PAGO
"A
publicidade deve ser veiculada de tal forma que o consumidor, fácil
e imediatamente, a identifique como tal." - Art.
36 do Código de Defesa do Consumidor.
Recebi um convite para postar uma resenha sobre o novo
biscoito da Canceritos & Co. Eles foram bem diretos e disseram que
me darão 500 mariolas pelo serviço, mas o acordo inclui
necessariamente um post com uma resenha positiva sobre o produto em
meu blog. É pouco, mas preciso do dinheiro para pagar a faculdade.
Como proceder?
Talvez
seja melhor perder a faculdade. Antes de tudo, você concorda e
aprova os produtos e práticas de mercado da Canceritos &
CO? Você recomendaria aos seus filhos o novo biscoito da Canceritos
& CO? Se sim, sem problemas. Você, como blogueiro profissional
que tem na credibilidade seu maior capital, acredita realmente nos benefícios
nutricionais da Canceritos & CO e pode emitir uma opinião
pessoal favorável do produto se ele for realmente bom.
Faça o post das virtudes do novo produto, mas mesmo assim não
esqueça de deixar claro que você fez essa resenha com fins
comerciais, para não violar o artigo 36 do Código
de Defesa do Consumidor e ser transparente com seus leitores, que é
o que importa. Por outro lado, se você sabe que os produtos não
são realmente bons ou que você particularmente não
gosta ou aprova, seja decente e não indique-os por dinheiro.
A credibilidade é filha da honestidade e você não
é a única pessoa esperta do planeta: a maior parte dos
seus leitores vai perceber que falta honestidade intelectual em suas
resenhas pagas. Com o tempo, eles irão procurar credibilidade
e posts realmente relevantes em outros lugares da rede. E quando isso
acontecer, nem as agências de publicidade irão querer você.
O Banco Chupa-Pobres S.A. enviou um presente para a minha
casa. É o Juros Plus Jovem, um plug anal que universitários
ganham de brinde quando abrem sua primeira conta. Eles querem que eu
experimente o caro mimo "sem compromissos". Também
"sem compromissos", me convidam para fazer um post sobre as
impressões que tive do produto. Devo aceitar o presente e fazer
o post? Ou agradeço o mimo e devolvo o Juros Plus Jovem?
Depende. Se você é um conceituado blogueiro na área
de música, nada mais natural que gravadoras e selos independentes
enviem para você alguns CD's da cota de discos que eles produzem
para essa finalidade, a tal "tiragem de divulgação
para os meios de comunicação". Você é
um respeitável crítico de música da rede e faz
resenhas de discos, nada mais normal que receba e resenhe o novo disco
dos Violentos do Amanhã, a banda jovem do momento. Então,
resenhe o disco se quiser e seja sincero na sua crítica. Afinal,
você não vai vender sua opinião porque ganhou um
disquinho da banda Violentos do Amanhã, não é?
Muito pelo contrário: você vai ouvir o disco e até
fazer críticas pesadas, se for o caso. E é com essa neutralidade
de crítico de música que você conseguirá
respeito dos seus leitores. Mas se você recebe em casa o Calor
Global, último modelo de carro de uma montadora de veículos,
convém agradecer a empresa e devolver o "agradinho".
Presentes e brindes caros de empresas particulares são práticas
condenadas entre profissionais de comunicação. Hoje em
dia, esses "brindes" e "cortesias" estão
se tornando moeda de troca até entre trabalhadores da área
de saúde. Sabemos que empresas de remédios fazem sorteios
de carros e dão "de brinde" caras amostras grátis
de seus remédios aos profissionais de saúde. Tudo em troca
da predileção desses médicos por receitar uma determinada
marca de remédio aos seus pacientes. Esses maus médicos
passam a recomendar o Malucol 500mg aos seus pacientes apenas para receber
os tais brindes e participar dos sorteios, prática odiosa e nada
ética. No jornalismo, esse tipo de assédio também
é muito comum e é chamado popularmente de "jabá".
Você reconhecerá rapidamente um jabá ao receber
um e-mail do tipo:
"Bom
dia. Achamos genial e criativo o seu blog "Amontoado de Imagens
Engraçadinhas que Circulam na Internet". Queremos que você
conheça o nosso novo produto, o shampoo "Novo Lisa Again
para Cabelos Encaracolados". Para tanto, estamos oferecendo dois
dias de palestras sobre o produto em Fernando de Noronha, transporte
e hospedagem no hotel Luxo & Luxo Resort por nossa conta. Após
um passeio de barco no Domingo, faremos fotos com vocês e colheremos
alguns depoimentos sobre o Novo Lisa Again. Desde já contamos
com você para ajudar a dar um fim ao cabelo encaracolado, essa
doença que ataca tantas mulheres"
É
hora de dizer não. Você percebe que estão usando
de poderio econômico para bajular você, um respeitado blogueiro,
em troca de um post em favor do Novo Lisa Again. Você não
tem nada contra cabelos encaracolados e não jogará sua
credibilidade na lama em troca de dois dias de "brincando de ser
rico". Mais importante que os golfinhos e os canapés, é
a certeza de que você, como blogueiro profissional, não
recomendaria um produto porque ficou maravilhado com os "agrados"
de uma poderosa empresa.
Mas sendo honesto e ético, perderei boa parte da
fatia desse mercado. Isso não é ruim?
Isso
é ótimo. Pior seria você ajudar as mesmas pessoas
que transformaram a TV e os jornais impressos em fábricas de
pautas pagas a lotear também a internet com suas "notícias"
irrelevantes sobre seus "novos" produtos. A voracidade dessas
empresas de publicidade nos mostra que devemos discutir amplamente a
ética e os limites da propaganda nas novas mídias, sob
pena de perdermos um canal de informação rico em diversidade
e com potencial capacidade de formar consciências críticas.
Isso é utopia? Talvez. Mas lembrem das palavras de Eduardo Galeano:
"A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se
afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos.
Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia?
Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar".
É
mesmo um longo caminho, mas desejo e acredito no mais lindo dos horizontes
para todos vocês. Não é feio ganhar dinheiro. Feio
é o dinheiro ganhar você.
André
Dahmer
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